segunda-feira, 13 de agosto de 2012

COR DOS CABELOS DE ANIMES

E então moçada, resolvi fazer um post diferenthy hoje, e comentar sobre uma coisa que sempre me chamou atenção: a cor dos cabelos de personagens de animes.
Todo mundo já percebeu a grande variedade de tons que possuem, e é claro que esses tons são escolhidos através da personalidade de cada personagem. Então eu resolvi fazer uma pesquisa para reunir as principais características de cada cor, exemplificando-as. Espero que gostem... ^__^

CABELOS PRETOS

São geralmente usados com o intuito de aproximar o personagem do público, tornando mais humano ao mesmo tempo em que lhe atribui firmeza de caráter, honestidade e determinação, como no caso do Goku e do Shiryu de Dragão. No entanto, pode também representar mistério como no caso da Sailor Saturn ou sensualidade como no caso da Lust. Esses dois últimos casos creio que se apliquem mais a personagens femininos.


CABELOS CASTANHOS [MARRONS]

Segue a mesma tendência do preto, apresentando personagens com firmeza de caráter como no caso de Seiya de Pégasus, só que podem ser personagens mais neutros, ou variar sua personalidade desde as mais calmas até as mais extremas, como no caso do Raito Yagami. Mas também são comumente usados para expressar fortes laços de amizade entre personagens, como no caso de Sakura e Shaoran.


CABELOS LOIROS [AMARELOS]

São geralmente usados para designar personagens nobres, indicando beleza tal como Sailor Venus ou Vega, indicando arrogancia e personagens destemidos, como no caso do Hyoga de Cisne. Mas não está somente ligado à nobreza, sendo essa um sinonimo de poder para os personagens loiros geralmente, como no caso de Shaka de Virgem.



CABELOS RUIVOS [VERMELHOS]

Quando associados à personagens femininos, indicam força e coragem como por exemplo Marin de Águia ou Hikaru. Já aplicado à personagens masculinos, indicam femininidade, podendo estes serem até mesmo confundidos com mulheres, como por exemplo Kurama. Além disso, podem simbolizar raiva, cólera, ou até mesmo personagens destemidos, como o Otonashi.


CABELOS LARANJAS

Uma das cores que eu sempre tive curiosidade de saber e que muitos confundem associando ao ruivo. O laranja expressa personagens com grande estusiasmo e ligado ao calor como Souma de Lionet, que chamam atenção e são alegres, como Misty, e que podem ter temperamentos enérgicos como Blanka.


CABELOS ROXOS

Seus significado varia de acordo com sua tonalidade. Os tons mais claros indicam delicadeza, elegancia, isolamento, sabedoria e espiritualidade, todas características presentes em Saori Kido e Mu de Áries. Quando aplicados em tons escuros, representam também o mistério e a fantasia, como o Chrno.



CABELOS AZUIS

Assim como o roxo, seus significados variam de acordo com a tonalidade. Para os tons mais claros são atribuídas a inocência, a sensibilidade e a beleza, comprovado por Afrodite de Peixes, Umi e Olho de Peixe. já para os tons escuros, são atribuídas a força interior, auto confiança, frieza e agressividade, como no caso de Ikki de Fênix e Saga de Gêmenos.


CABELOS VERDES

Quando aplicados à personagens femininos, indicam sensibilidade, calma ou até uma certa frieza, como no caso da Sailor Neptune. Já aplicados à personagens masculinos, indicam femininidade, como no caso de Shun de Andrômeda. Podem indicar também mudança de temperamento rápido ou a própria inveja, como no caso de Envy.



CABELOS ROSAS

Algumas vezes são atribuídos à personagens fracos, com medo e de pouca importância para a história, o que eu acho uma interpretação até um pouco errônea. Quando creio que devem ser usados para indicar a própria femininidade como no caso de Jessie ou a pureza, amor, infantilidade no caso de Sailor Chibi Moon. Também acho interessante lembrarmos que pode ser atribuído à personagens narcisistas e que se acham o tal, como Alberich de Megrez.



CABELOS BRANCOS [CINZAS/PRATAS]

Geralmente podemos observar o emprego dessas tonalidades em personagens que escondam algum segredo, ou tristeza. Mas também são personagens inteligentes, maduros, com grande poder, principalmente espiritual e que preferem evitar batalhas. Todas essas características podem ser observadas em Yukito/Yue, Sesshoumaru e Kanade.



E ae pessoas, espero que tenham gostado e que tenha tirado algumas dúvidas!
Beijokas!!!


10 comentários:

  1. eu particularmente acho que além do narcisismo, a cor rosa do cabelo do Alberich tem algo a ver com a tonalidade das ametistas que o mesmo controla e que simbolizam sua armadura. mas convenhamos que os olhos verdes dele são LINDOS ^^

    ResponderExcluir
  2. Apelação usar o Shun como exemplo no de cabelo verde...e o Knux do Sonic não é feminino. XD
    Brincadieras a parte,acho que o resto,realmente,ficou tudo certinho.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito legal o seu post. Fiquei feliz por achá-lo ao acaso na internet. xD Comecei a tentar associar as cores de cabelo aos personagens de anime que eu conheço. O curioso é que quase tudo o que foi dito no post realmente se aplica (na maioria dos casos). Rin Okumura é um personagem de cabelo com uma grande força interior, auto-confiante e, por vezes, agressivo. Idem o seu gêmeo, Yukio. Já o Tamaki e o Honey (de Ouran) são extremamente nobres.

    Muito bom. E gostaria de pedir permissão para (quem sabe, um dia) utilizá-lo em um post na internet. Claro que atribuindo todos os direitos autorais a você.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!!! Afinal, conhecimento foi feito pra se dividir... ;) Obrigado por ter gostado!

      Excluir
  4. Gostaria de acrescentar algo: já repararam que garotas de cabelo rosa costumam serem obcecadas pelo protagonista masculino?

    ResponderExcluir
  5. Alguem me explica por exemplo o cabelo do Asuna de Sword Art Online? n se encaixa ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ivo, tudo bem? Então, quando eu fiz essa lista, eu nem conhecia SAO, então se reparar eu me baseei em personagens mais antigos... Mas pelo que pude perceber pesquisando na net, o cabelo dela é castanho alaranjando né... Pelo que li, as cores enérgicas podem indicar sua mudança de personalidade e ao mesmo tempo, as castanhas, sua aproximação para com demais protagonistas... Bom, to falando só pela minha impressão da personagem, e julgando pela junção das características do laranja com o castanho... Espero ter ajudado hehe

      Excluir
    2. Karaca meu!!!!! Vc acertou vey! Para kem n conhecia SAO - e n conhece ja que viu na net - vc ACERTOU EM CHEIO!!! Ela sofre bastante nisso de mudança de personalidade visto k no anime/manga ela eh eh timida e reservada como corajosa e forte CARA TU ACERTOU ate na "proximidade com o protagonista" tb visto ela ser a namorada dele.... Putz Cara vc eh demais parabéns

      Excluir
  6. devia ser roteirista de anime de bom que e!

    ResponderExcluir